Cirurgia de Varizes

Publicidade

Saiba tudo sobre como retirar as varizes

tudo que você precisa saber

As varizes são grandes vilãs na vida de muitas mulheres que desejam pernas bonitas e saudáveis e acabam fazendo com que muitas delas aposentem as roupas mais curtas por não quererem que as marcas fiquem à mostra. Apesar de existirem tratamentos para suavizar as varizes, a cirurgia de varizes ainda é o método mais eficaz e pode garantir pernas mais bonitas sem a presença dessas tão temidas marcas.

como remover

O QUE SÃO AS VARIZES?

Quando um líquido precisa seguir um fluxo contra a gravidade, geralmente ocorre um processo chamado de capilaridade. Com o nosso sangue não é diferente e como o sangue precisa ser bombeado por todo o nosso corpo, as veias dos membros inferiores precisam bombear o sangue para que ele siga um caminho oposto ao da gravidade. Após o sangue passar, as válvulas das veias são fechadas para impedir que retornem.

o que são varizes

Com o tempo, entretanto, essas estruturas se desgastam, com as veias sofrendo maior pressão e, não suportando, acabam se dilatando. As veias dilatadas e com volume acentuado são chamadas de varizes ou veias varicosas e são caracterizadas por marcas protuberantes na pele.

POR QUE SURGEM AS VARIZES?

porque surgem

Pessoas que sofrem com as varizes normalmente possuem histórico familiar da doença e em sua maioria, são mulheres. Outros fatores predisponentes para o aparecimento das varizes sãos os hormônios e múltiplas gestações, ou seja, mulheres que possuem algum tipo de alteração hormonal ou já tiveram mais de uma gravidez são mais predispostas a desenvolverem as varizes.

cirurgia de varizes

Além disso, pessoas que ficam paradas em pé por um longo período de tempo, como no trabalho, também possuem maior risco de sofrerem com as varizes. Isso se deve ao fato de que essa posição prejudica o fluxo do sangue, chamado de retorno venoso, o que leva à dilatação das veias.

SINTOMAS

As varizes não são apenas um problema estético, sendo também um problema de saúde e assim que forem notadas, um médico deve ser procurado para diagnosticá-las corretamente e indicar o tratamento ideal.

sintomas

As varizes podem aparecer sem provocar nenhum sintoma físico, formando-se apenas visualmente, mas na maioria dos casos os pacientes costumam apresentar sinais de desconforto, cansaço e peso nas pernas.

QUANDO A CIRURGIA DE VARIZES DEVE SER COGITADA?

cirurgia de varizes

Assim que notadas, as varizes devem ser tratadas tão rapidamente quanto possível, já que podem comprometer veias adjacentes. Portanto, se você possui um grau moderado de veias dilatadas a cirurgia de varizes é indicada para você, para que o problema possa ser solucionado rapidamente.

dicas de cirurgia de varizes

Além disso, varizes excessivamente dilatadas e fluxo sanguíneo lento podem levar à formação de coágulos e até mesmo atrapalhar o trajeto venoso. Dessa forma, varizes mais acentuadas também pedem a cirurgia.

COMO É FEITA A CIRURGIA DE VARIZES?

A cirurgia de varizes deve ser realizada por um cirurgião vascular, especialista em cirurgias desse tipo e normalmente o paciente tem alta no mesmo dia da realização da cirurgia.

Antes da operação, o cirurgião marcará, com a paciente de pé, todas as varizes com uma caneta para que ele possa saber onde exatamente estão as veias problemáticas. Em seguida, a paciente é anestesiada e a anestesia dependerá da complexidade da operação.

cirurgias de varizes

Quando a quantidade de varizes é menor, a anestesia local é utilizada e retiram-se as veias problemáticas de modo bem simples. Quando a quantidade é consideravelmente maior ou quando a veia safena é acometida pelo problema, implicando em sua retirada, é necessária a anestesia peridural e geral e geralmente são feitas incisões que necessitam de suturas e cuidados posteriores.

A seguir, são feitas incisões pequenas, menores do que 0,5 centímetros, próximas às marcações das varizes, por meio das quais o cirurgião irá “pescar” as veias com um instrumento cirúrgico parecido com uma agulha de crochê. A retirada é feita delicadamente com a ajuda de uma pinça.

Caso seja necessária a retirada da veia safena, a cirurgia torna-se mais complexa e envolve uma incisão na virilha para encontrar e separar a veia safena, que sofrerá uma incisão e retirada de uma parte, com a passagem de um fio plástico ou de metal por toda sua extensão, o qual será conectado na parte restante.

CURATIVO DA CIRURGIA DE VARIZES

Encerrada a cirurgia de varizes, os curativos são feitos com pequenos pedaços de fitas colocados nos orifícios por onde foram retiradas as veias. As pernas também são enfaixadas, a fim de evitar o sangramento pelos orifícios abertos e para evitar que surjam hematomas decorrentes do acúmulo de sangue sob a pele. O curativo deve ser mantido, preferencialmente, por 24 horas.

No caso da retirada da veia safena, é feito um curativo compressivo para que não haja sangramento, além de ocorrer a sutura das incisões.

PÓS-OPERATÓRIO DA CIRURGIA DE VARIZES

cirurgias

O pós-operatório da cirurgia de varizes costuma ser tranquilo, sendo recomendado o repouso de um dia, para cirurgias com retirada de poucas veias, até um mês, para cirurgias onde é retirada a veia safena. As pernas devem ser mantidas para cima, além de ser importante o uso de meias elásticas de compressão.

Remédios para a dor e antiinflamatórios podem ser prescritos pelo cirurgião, o qual também será responsável por indicar cuidados individuais.

Consultando um bom cirurgião vascular e seguindo o pós-operatório, a sua recuperação será rápida e a cirurgia de varizes ajudará você a ter pernas bonitas e saudáveis sem se privar do uso de alguma roupa.

O que você achou das informações sobre cirurgia de varizes? Deixe um comentário!

6 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!