Cicatriz Hipertrófica Tem Tratamento? Fotos, Dicas, Informações

Publicidade

Muitas pessoas sofrem com a presença de cicatrizes que podem atrapalhar a autoestima e também criar transtornos físicos.

Cicatriz Hipertrófica

Vamos falar aqui sobre um tipo comum deste problema, a cicatriz hipertrófica. Se quiser conhecer mais sobre este assunto, leia também o artigo cicatriz de abdominoplastia.

Tudo sobre a Cicatriz Hipertrófica

O que é a cicatriz hipertrófica?

A cicatriz hipertrófica é uma forma de alteração cutânea, sendo considerada um distúrbio fibropatogênico, ocorrendo devido à proliferação de fibroblastos na pele após uma lesão e ao acúmulo excessivo de colágeno.

principais tratamentos

As cicatrizes hipertróficas podem ocorrer após complicações cirúrgicas ou traumatismos, sendo normalmente confundida com o queloide. No entanto, esta cicatriz não ultrapassa a direção da ferida inicial, ficando limitada à área do trauma, apresentando tendência à regressão, causando dor e coceira ao paciente.

o que é

O processo de cicatrização é complexo, podendo ser prejudicado por agentes externos, incisões mal realizadas, tensão, traumas como ferimentos e queimaduras, e problemas inflamatórios, danificando o tecido.

O surgimento da cicatriz normalmente ocorre a partir de 6 a 8 semanas, mas pode se desenvolver logo após a lesão. Este tipo de cicatriz pode também ocorrer a partir de feridas já existentes na pele causadas por acne, tatuagens, vacinação, uso de brincos ou outros acessórios cutâneos.

Fotos da Cicatriz Hipertrófica

Algumas pesquisas demonstraram uma relação entre exposição solar e o desenvolvimento destas cicatrizes, havendo maior incidência desta patologia nos países tropicais, também existindo uma relação genética e hereditária na propensão ao desenvolvimento deste problema.

Quais os tratamentos disponíveis?

Infelizmente, este tipo de cicatriz é difícil de tratar, sendo normalmente utilizada a cirurgia corretiva. No entanto, existem muitas formas de tratamento de cicatrizes hipertróficas, entre elas a crioterapia, massagens, injeções localizadas, cremes ou géis aplicadores e laserterapia.

imagens da Cicatriz Hipertrófica

O melhor tratamento deve ser definido por um profissional especializado de acordo com fatores como a localização da cicatriz hipertrófica, a idade do paciente, assim como as características da lesão.
Vamos falar sobre alguns dos principais tratamentos disponíveis:

1. Compressão da cicatriz:

Este tratamento é feito com a compressão do local através do uso de malhas compressivas, devendo ser feita de maneira a exceder a pressão capilar normal. Recomenda-se que este tratamento seja feito por um período de 18 a 24 horas por dia durante pelo menos 6 meses.

Desta forma, as cicatrizes hipertróficas entram na fase de inatividade mais cedo e tendem a reduzir sua espessura;

2. Uso de medicamentos:

O tratamento pode ser realizado também com o uso de inibidores de síntese protéica e anti-inflamatórios, como no caso do corticosteróide, que auxilia na redução da produção dos fibroblastos.

Cicatriz

As injeções podem ser administradas a cada 3 semanas e repetidas conforme seja necessário. Este tratamento tem apresentado resultados significativos de redução da espessura da cicatriz hipertrófica, também apresentando alívio nos sintomas.

Cicatriz Hipertrófica

Outro medicamento que ajuda na inibição da síntese de colágeno é a colchicina, porém esta tem sido evitada devido aos seus possíveis efeitos tóxicos;

Hipertrófica

A criocirurgia consiste na aplicação de nitrogênio líquido no local da cicatriz, sendo utilizada com relativo sucesso no tratamento deste problema. Este tipo de cirurgia promove o dano celular pelas temperaturas extremamente baixas, ocorrendo a interrupção do fornecimento de oxigênio para as células epiteliais.

Cicatriz Hipertrófica

As cicatrizes hipertróficas mais recentes, com menos de 12 semanas, apresentaram melhores respostas ao tratamento;

Conclusão

Apesar dos inúmeros tratamentos disponíveis, não há um consenso dentro da comunidade científica sobre qual o melhor para este tipo de cicatriz, permanecendo um desafio para solucionar o problema de maneira efetiva e segura.

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

Você tem alguma dúvida sobre cicatriz hipertrófica? Deixe um comentário!

6 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!