Alergia na Pele (Como Curar, Tratamento, Dicas)

Publicidade

Saiba como reconhecer e quais são os tipos de alergias na pele

alergia de pele

Estar atento aos sinais que sua pele dá é um ponto de extrema importância para a sua saúde, já que manchas, áreas que coçam ou com textura diferente podem ser os sintomas de uma alergia na pele. Quando aparece, a alergia na pele deve ser observada e tratada de maneira correta evitando manchas permanentes e até feridas. Saiba como reconhecer uma alergia na pele e quais seus tipos.

COMO RECONHECER UMA ALERGIA NA PELE

alergias

Ao observar manchas vermelhas pelo corpo você já deve ficar em alerta, já que a alergia na pele normalmente aparece acompanhada de coceira, possuindo uma textura diferente na área afetada. A alergia pode aparecer apenas em um ponto específico ou por todo o corpo.

saúde

Para saber se você é alérgico a determinadas substâncias, entretanto, é preciso fazer um teste específico para conhecer a quais substâncias você possui maior sensibilidade.

O QUE PODE CAUSAR A ALERGIA NA PELE

dicas e fotos diagnóstico e sintomas

A alergia na pele não é contagiosa, ou seja, você não pode transmitir para outras pessoas, seja por contato físico ou por objetos que tiveram contato com a alergia. Essa dermatite pode se manifestar repentinamente e muitas vezes não se observa o que possa tê-la causado. A alergia pode ser causada por diversos fatores, mas os mais comuns são a alergia de pele do tipo dermatite de contato, por alimentos, por picadas de insetos e por medicamentos.

– ALERGIA NA PELE DO TIPO DERMATITE DE CONTATO

alergia de pele

A dermatite de contato é um tipo de alergia que acontece quando o indivíduo entra em contato com substâncias naturalmente irritantes ou, menos comumente, com materiais aos quais possua alergia.

Assim, a dermatite de contato pode se manifestar no contato com substâncias como detergente, látex, ao usar bijuterias que contenham níquel, produtos cosméticos, perfumes e outros itens de uso doméstico.

Geralmente a área afetada restringe-se à área que entra em contato com a substância e pode causar pequenas bolhas, coceira, vermelhidão e ardência.

– ALERGIA NA PELE CAUSADA PELA INGESTÃO DE ALIMENTOS

tipos de alergias

A alergia alimentar pode se manifestar em qualquer etapa da vida de uma pessoa, bastando ela ingerir a proteína a qual seu organismo possui intolerância na forma de alimentos. Essa intolerância acaba causando uma alergia na pele e se não tratada da maneira correta pode causar um choque anafilático, podendo levar até mesmo ao óbito. Os sintomas mais comuns são coceira na pele e nos lábios, descamação e vermelhidão, podendo ter sintomas mais graves.

As grávidas, entretanto, precisam tomar cuidado redobrado, já que durante a gestação há o risco de certos alimentos causarem alergia. Dentre os alimentos, estão o leite, ovos, peixes – especialmente atum, linguado e salmão – frutos do mar – especialmente lagosta, camarão e caranguejo – e aditivos, como corantes e conservantes encontrados em produtos industrializados.

– ALERGIA NA PELE CAUSADA POR PICADA DE INSETOS

algumas das causas

Outra alergia bastante comum é aquela causada pela picada de insetos, como abelhas, formigas, vespas e marimbondos. Nesse caso, o inseto ao picar a pele injeta sua saliva, que tem ação anticoagulante e que é a responsável por causar alergia. Dependendo da sensibilidade do paciente, entretanto, os sintomas podem ser mais intensos.

O quadro geral inclui uma pequena elevação da pele, com leve inchaço e vermelhidão, além da coceira. Em casos mais graves, as erupções podem se espalhar por todo o corpo e causar até mesmo o choque anafilático.

– ALERGIA NA PELE CAUSADA PELO USO DE MEDICAMENTOS

remédios que dão alergia

Também conhecida como alergia medicamentosa, esse tipo de alergia é causada quando após ingerir determinado medicamento, o corpo trata-o como um “invasor”, originando uma reação do sistema imunológico. Alguns tipos de analgésicos, como a morfina e codeína, de antibióticos, como a penicilina e de anticonvulsionantes podem levar a esse quadro de alergia.

A alergia medicamentosa é caracterizada por lesões no corpo de aspecto avermelhado, além de coceira, sensibilidade à luz solar e descamação das áreas. Também é possível ocorrer lesões no rosto e na língua. Em casos mais graves, pode haver inchaço do rosto, sensação de elevação da temperatura da pele, urticária, inchaço da língua e lábios, podendo levar à morte.

COMO TRATAR ALERGIA NA PELE

COMO TRATAR ALERGIA NA PELE

Assim que os sintomas de alergia na pele começarem a surgir é indispensável que você procure um médico o mais rápido possível, especialmente se você possuir hipersensibilização. Somente um médico poderá indicar o tratamento correto e quanto mais rápido você procurar ajuda, melhor.

informações sobre saúde

Quanto às gestantes, é ainda mais importante procurar um médico logo nos primeiros sintomas, porque embora a alergia não faça mal para o bebê, a coceira e vermelhidão em excesso podem indicar, na verdade, um problema hepático que leva a um parto prematuro.

A alergia na pele é uma condição que merece atenção especial e redobrada assim que surgem os sintomas. Informe-se sobre os tipos de alergia e procure um médico ao aparecimento de quaisquer sintomas.

Você tem alguma dúvida sobre alergia na pele? Comente!

11 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!